top of page
OFICINAS
14h às 17h - Via Google Meet

Oficina 1: IAgora, você? Propostas de ensino e aprendizagem de línguas com o uso de Inteligência Artificial

Profa. Ms. Camila Gervaz (PPG LELEHA/USP) e Ms. Profa. Micaela Echenique (PPG LELEHA/USP; IF Brasília - Ceilândia)

Programa completo:
A oficina tem por objetivo discutir as considerações teórico-práticas relacionadas ao uso do ChatGPT no contexto de formação inicial e continuada de professores de línguas.

 

O conteúdo da oficina abordará: apresentação do contexto histórico do ChatGPT; limites e possibilidades do uso do ChatGPT como recurso didático para o empoderamento e a participação de professores na cultura digital; mobilização de reflexões sobre seu próprio uso e grau de autonomia; impasses com relação ao uso do ChatGPT na educação pelo temor à googlização do ensino; materialização de ideias a partir do uso do ChatGPT. 

Oficina 2: Uma reflexão sobre os desafios da Inteligência Artificial no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras

Profa. Ms. Vanessa Ferreira de Oliveira (USP)

Programa completo:

A oficina abordará o papel crescente da Inteligência Artificial (IA) no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, tomando o francês (FLE) como idioma de referência. Discutiremos a aplicação prática de várias ferramentas e aplicativos que utilizam IA para personalizar o aprendizado, oferecer feedback instantâneo e se adaptar às necessidades individuais dos alunos.

No entanto, serão explorados desafios, como a falta de interação humana completa, limitações na compreensão contextual e possíveis vieses culturais e linguísticos nos modelos de IA. Também será destacada a importância de encontrar um equilíbrio entre a tecnologia e a interação humana para garantir uma experiência de aprendizado abrangente e enriquecedora.

Além disso, serão consideradas questões de segurança, privacidade e inclusão digital, enquanto exploramos como a IA pode melhorar, mas não substituir completamente as habilidades humanas essenciais no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.

A oficina proporcionará uma visão otimista do potencial da IA como uma aliada valiosa para os educadores de FLE, ampliando suas capacidades em vez de substituí-las. Sempre enfatizando que, ao invés de temer a IA, devemos abraçar sua presença no ensino de línguas estrangeiras, reconhecendo-a como um trunfo que enriquece a experiência educacional, promovendo uma abordagem mais inovadora e centrada no aluno.

Oficina 3: O uso da Inteligência Artificial para a produção de materiais didáticos de português como língua adicional

Profa. Ms. Luhema Santos Ueti (PPG LETRA/USP)

Programa completo:

A oficina partirá da discussão dos conceitos de Inteligência Artificial e de materiais didáticos. Em seguida, apresentaremos as diferentes possibilidades para a criação de materiais didáticos, tomando como perspectiva o contexto do ensino de português língua adicional usando ferramentas de IA de textos, de imagens e vídeos. Por fim, os participantes deverão produzir uma atividade utilizando alguma IA. Para participar é necessário possuir computador com  acesso ao Zoom e a diferentes IA, como Bard e ChatGPT.

Oficina 4: Potencializando o ensino de línguas adicionais com inteligência artificial: da criação à prática em sala de aula

Profa. Dra. Letícia de Souza Gonçalves (PPGEEB/UFG) e Profa. Camilla Santos Moraes (PPGEEB/UFG)

Programa completo:

A oficina tem como objetivo capacitar os professores de línguas adicionais a integrar a inteligência artificial na produção de materiais didáticos, promovendo uma abordagem mais personalizada, inovadora e reflexiva no ensino. Para tanto, a oficina oferece uma combinação de teoria e prática, permitindo que os professores explorem diretamente o potencial da IA na elaboração de materiais de línguas adicionais e desenvolvam habilidades para aplicar em suas práticas pedagógicas. 

 

O conteúdo da oficina abordará: a contextualização sobre o papel da IA na educação, a demonstração de ferramentas específicas para geração automática de exercícios, adaptação personalizada e criação de atividades interativas e o debate sobre as possibilidades e desafios do uso de IA na elaboração de materiais. 

 

Por fim, abordaremos questões éticas relacionadas ao uso da IA no ensino de línguas e desenvolvimento de planos de aula que incluem elementos de IA de forma integrada.

Inscrições: clique aqui

bottom of page