Cursospe (3).png

jealav

JORNADA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

EM AMBIENTES VIRTUAIS

 

O EVENTO

FOTOS - JEALAV

 

Promovida pelo Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), a primeira Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais (JEALAV) ocorreu em setembro de 2010. 

O sucesso da iniciativa levou à realização do evento nos anos seguintes. Visando constituir um espaço de reflexão e de intercâmbio de experiências sobre o ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais, a JEALAV se consolidou como uma instância que reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais interessados na discussão sobre a formação docente e discente nesse contexto, bem como sobre o desenvolvimento de metodologias e materiais inovadores para o ensino online e com uso de tecnologias. 

 

Desde sua primeira edição, a JEALAV tem contado com a participação de convidados de renome na área, representando instituições de  diferentes regiões do Brasil, entre elas, a Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Alfenas, Universidade Estadual de Campinas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Estadual de Londrina, Universidade de Brasília, Pontifícia Universidade Católica de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Universidade Católica Dom Bosco e a Universidade Federal de Minas Gerais. A Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, também tem sido parceira do evento em diferentes ocasiões.

 

Como fruto de suas reflexões, a editora Humanitas, da FFLCH-USP, publicou, em 2013, o livro Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais, organizado pelas professoras  Heloisa Brito de Albuquerque Costa e Mônica Ferreira Mayrink O’Kuinghttons, responsáveis também pela organização do evento ao longo dos anos. 

Professoras responsáveis​


Profa Dra Heloisa Brito de Albuquerque-Costa (DLM-FFLCH-USP)
​​Possui graduação – Bacharelado e Licenciatura – em Letras Francês pela Universidade de São Paulo (1990-1991), mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é docente e pesquisadora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), área de Estudos Linguísiticos, Literários e Tradutológicos de Francês da Universidade de São Paulo. Pesquisadora, atua principalmente nas seguintes áreas: formação de professores de francês, didática das línguas estrangeiras, em particular, ensino e aprendizagem do francês como língua estrangeira, ensino de línguas para objetivo específico (FOS) e universitário (FOU) e tecnologias da Informação e da comunicação (TICs) para o ensino de línguas em ambientes virtuais de aprendizagem. Atualmente é Presidente da Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo (APFESP), função que ocupa desde 2008 e Coordenadora da área de Francês do Centro de Línguas da FFCLH-USP. Possui diversos artigos publicados no âmbito da formação de professores e ensino do francês em contextos presencial e a distância.

Para ver o Currículo Lattes completo da professora, clique aqui

Profa Dra Mônica Ferreira Mayrink O'kuinghttons (DLM-FFLCH-USP)

Possui graduação em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara. Atualmente, é professora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Virtualidade (LEV). Participa também do GPeAHF - Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica-, cadastrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores de Língua Espanhola nos cursos de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: reflexão, ensino de espanhol, formação de professores, aprendizagem presencial e a distância, Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica.


Para ver o Currículo Lattes completo da professora, clique aqui

Assista a XI JEALAV pelo youtube
 
Mesa 10h: Experiências de ensino e aprendizagem de línguas em 2020. Reflexões e caminhos para novos projetos de formação de professores.
https://www.youtube.com/watch?v=xfRYrjMWiGU

Mesa 14h: Da sala de aula presencial à sala virtual: refletindo sobre o ensino de línguas em diferentes contextos.

https://www.youtube.com/watch?v=lcTZ4DzonyY

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now