top of page

Origem do evento

 

Promovida pelo Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), a primeira jornada foi realizada no dia 24 de setembro de 2010.

Faziam parte da Comissão Organizadora os professores doutores Heloisa Brito de Albuquerque Costa (francês), Mônica Ferreira Mayrink O’Kuinghttons (espanhol), José da Silva Simões (alemão), Lynn Mário Trindade Menezes de Souza (inglês) e Fernanda Landucci Ortale (italiano).

​​

Visando abrir um espaço de reflexão e de intercâmbio de experiências sobre o ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais, pretendia-se propiciar a discussão sobre a formação de professores para atuar nesse contexto, bem como sobre o papel desempenhado por docentes e alunos nesses ambientes de aprendizagem

​​

A meta da primeira edição do evento era envolver, prioritariamente, a participação de alunos de graduação da FFLCH. Caracterizando-se como uma atividade extracurricular, esta Jornada teve como objetivo contribuir para a formação integral do aluno.

Prédio de Letras da FFLCH-USP
Prédio de História - local onde fica o Auditório

Quarta edição do evento​

Com o intuito de aprofundar as discussões da Jornada e visando um caráter mais formativo, esta edição do evento foi realizada em dois dias, somente com atividades presenciais.​ Houve duas conferências, uma mesa de discussão e três minicursos, além de um espaço para a apresentação de comunicações presenciais.

 

Em 2013, tivemos o prazer de lançar o livro Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais, primeira publicação desta área pela Editora Humanitas (USP). Organizado pelas professoras Heloisa Albuquerque-Costa e Mônica Ferreira Mayrink, o volume conta com nove capítulos que resgatam conferências e pesquisas apresentadas nas edições anteriores do evento. Além deste, realizamos também o lançamento de dois outros livros: Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas, da Profa Dra Denise Bértoli Braga e Educação sem distância, do Prof. Dr. Romero Tori, ambos presentes em nosso evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quinta edição do evento

 

O objetivo da V JEALAV é abrir um espaço de discussão, reflexão e intercâmbio de experiências sobre o ensino/aprendizagem em ambientes virtuais, com foco específico no tema “Formação de Professores”. A programação de 2014 prevê a realização de conferência, mesa-redonda, comunicações presenciais, além de um momento especial de apresentação de Grupos de Pesquisa da área, cadastrados no CNPq. Como nos anos anteriores, o evento será aberto à participação de professores e pesquisadores, além de alunos de graduação e de pós-graduação interessados em divulgar seus trabalhos de Iniciação Científica ou pesquisas de Mestrado e Doutorado na área. 

 

 

 

Professoras responsáveis​
 

Profa Dra Heloisa Brito de Albuquerque Costa (DLM-FFLCH-USP)

​​
Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em Letras Francês pela Universidade de São Paulo (1990-1991), mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é docente e pesquisadora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), área de Estudos Linguísiticos, Literários e Tradutológicos de Francês da Unviersidade de São Paulo. Pesquisadora, atua principalmente nas seguintes áreas: formação de professores de francês, didática das línguas estrangeiras, em particular, ensino e aprendizagem do francês como língua estrangeira, ensino de línguas para objetivo específico (FOS) e universitário (FOU) e tecnologias da Informação e da comunicação (TICs) para o ensino de línguas em ambientes virtuais de aprendizagem. Atualmente é Presidente da Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo (APFESP), função que ocupa desde 2008 e Coordenadora da área de Francês do Centro de Línguas da FFCLH-USP. Possui diversos artigos publicados no âmbito da formação de professores e ensino do francês em contextos presencial e a distância.
​
Para ver o Currículo Lattes completo da professora, 
clique aqui​

Profa Dra Mônica Ferreira Mayrink O'Kuinghttons (DLM-FFLCH-USP)
 

Possui graduação em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara. Atualmente, é professora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Virtualidade (LEV). Participa também do GPeAHF - Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica-, cadastrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores de Língua Espanhola nos cursos de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: reflexão, ensino de espanhol, formação de professores, aprendizagem presencial e a distância, Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica.


Para ver o Currículo Lattes completo da professora, clique aqui
​

 

 

Comissão organizadora da quinta edição
 

Coordenação do evento e Comissão Científico-Acadêmica
Profa Dra Heloisa Brito de Albuquerque Costa (DLM-FFLCH-USP)
Profa Dra Mônica Ferreira Mayrink O'Kuinghttons (DLM-FFLCH-USP)
​​​​​​​​​

Comissão Organizadora

Profa Dra Heloisa Brito de Albuquerque Costa (DLM-FFLCH-USP)
Profa Dra Mônica Ferreira Mayrink O'Kuinghttons (DLM-FFLCH-USP)

Carol Madruga (Mestranda do DLM-FFLCH-USP)

 

Administração do site
Carol Madruga (Mestranda do DLM-FFLCH-USP)


Responsável pela venda de livros:

Rafael Pinto Pinheiro (Mestrando do DLM-FFLCH-USP)
​​
Monitores

Andréa Rodrigues

Nicole Binholo

Rafael Pinheiro

Foto: Professores convidados na terceira edição do evento

Créditos: Guilherme Teixeira

Foto: Organizadores e monitores da terceira edição

Créditos: Guilherme Teixeira

Sobre o evento

Segunda edição do evento​
 

Tendo em vista a continuidade das reflexões promovidas na primeira edicão da jornada, a comissão organizadora decidiu ampliar o seu alcance convidando  professores especialistas da área  a contribuírem com seus trabalhos em conferências, oficinas e mesas redondas. A jornada integrou também a apresentação de trabalhos acadêmicos nas formas de  comunicações e painéis de Iniciação Científica.
​​

Assim, a II JEALAV foi realizada em 07 de outubro de 2011 e contou com duas conferências, três oficinas e vinte e duas comunicações, entre trabalhos de pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação. Ao invés de abrir um espaço para os painéis de Iniciação Científica, todos os participantes com resumos aceitos apresentaram comunicações, o que permitiu discussões bastante ricas sobre seus trabalhos.
​

Terceira edição do evento

 

Buscando integrar às reflexões desenvolvidas nestes dois primeiros anos quanto ao papel das tecnologias digitais nas práticas didatico-pedagógicas para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras,  nesta terceira edição abrimos aos interessados a possibilidade de apresentação de trabalhos e participação em minicursos na modalidade virtual. Nosso objetivo era que a comunidade de pesquisadores e interessados neste tema que não podem se deslocar até São Paulo tivessem a oportunidade de participar e contribuir para o sucesso do evento.


Decidiu-se, então, oferecer a jornada presencial no dia 19 de outubro de 2012, contando com as conferências dos professores doutores José Armando Valente (UNICAMP) e Vilson Leffa (PUC-Pelotas) e de uma mesa de discussão com os professores doutores Marcelo Buzato (UNICAMP), Elisabetta Santoro (USP) e Rosinda C. Guerra Ramos (PUC-SP), além de 21 comunicações presenciais.


Foram oferecidos ao longo dos dias 17 e 18 de outubro, quatro minicursos relacionados às seguintes línguas: português para estrangeiros (Richard Brunel Matias), espanhol (Hebe Gargiulo e Mônica Mayrink), francês (Marco Fernandes, Roberta Hernandes e Carolina Madruga) e inglês (Maria Eugenia D’Esposito).


Além disso, entre os dias 19 e 21 foram disponibilizadas em nosso site as comunicações virtuais. Professores e pesquisadores de diversos locais enviaram trabalhos em formato de apresentação de slides e puderam interagir com seus leitores por meio de comentários assíncronos. Ao todo foram disponibilizadas 20 comunicações virtuais aos inscritos no evento.

Foto: Autores presentes no lançamento dos livros

Créditos: Mônica Mayrink

Imagem: Livros lançados na quarta edição do evento

bottom of page